sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Compensação Ambiental em Rodovia

Como compensação por obras na rodovia BR 277, Litoral do Paraná, realizamos a arborização da ciclovia na PR 407.


quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Antes de construir, consulte o órgão ambiental

Antes de iniciar qualquer obra, mesmo sendo pequena, havendo árvore (s) isolada (s) ou remanescente de floresta, deve-se consultar o órgão ambiental responsável, caso contrário, corre-se o risco de ser autuado. Nesta situação, em São José dos Pinhais, Paraná, realizamos o Plano de Recuperação como forma de compensar o dano.


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Árvore em Ambiente Urbano

Os galhos destas árvores estavam caindo na rede de fiação elétrica e na guarita de entrada, gerando problemas como curto circuito e quebrando telhas, colocando em risco, as pessoas. Optou-se pela poda e por retirar as árvores menores que não iriam se desenvolver, pelo fato de estarem em espaçamento inadequado e sob a copa das árvores maiores.

Araucária ou Pinheiro do Sul do Brasil ou do Paraná é uma árvore de grande porte, sendo assim, necessita de um raio proporcional a sua altura para não representar risco à pessoas, construções e infraestrutura.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Paisagimo

Considerando o paisagismo, em alguns momentos, é necessário desconstruir o que foi aprendido para atingir um determinado efeito e gosto do cliente, buscando a harmonia do espaço.



quarta-feira, 14 de setembro de 2016

 Após três anos da construção de uma residência em terreno urbano, quatro árvores tiveram problemas fitossanitários. Fui procurada para realizar um laudo fitossanitário. O órgão ambiental considerou que houve alteração do terreno em função da construção e, como as árvores estavam sob a responsabildiade do proprietário, o mesmo foi autuado.

A multa  pela morte das árvores foi equivalente a fiança de homícidio de duas pessoas (R$15.000,00), atropeladas por uma pessoa alcolizada, conforme verifiquei em uma matéria recente (12/09/2016).


Devido as restrições ambientais, quando houver remanescente de floresta ou árvores isoladas em um terreno, é recomendada a participação de um engenheiro florestal durante a execução do projeto arquitetônico, de modo que, fique alinhado às diretrizes ambientais municipais, estaduais e nacionais, evitando problemas futuros.