terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Sustentabilidade!!!!

Uma definição que gosto de sustentabilidade é "eficiência na utilização dos recursos".

Relaciona-se diretamente com:

- Gestão de resíduos: liquidar ou minimizar desperdícios, otimizar utilização de recursos, reciclar. 
Exemplo: papel, copo descartável, tinta de impressora).

- Deslocamento de funcionários. Exemplo: Optar por funcionários que residem próximos ou estejam dispostos a residir próximo da empresa, transporte coletivo, fomento pelo deslocamento de bicicleta.

- Consumo de água e energia. Exemplo: Energia alternativa, captação de água da chuva.

- Gestão integrada e responsável de Stakeholder.

- Educação de um modo geral.



segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Quintais Agroecológicos: quintais biodiversos e funcionais

Os quintais agroecológicos são quintais biodiversos e funcionais. São contituídos por hortaliças, ervas medicianis e ornamentias nativas e exóticas. Os canteiros possuem uma disposição que busca a harmonia entre todos estes elementos. Existem plantas que são a base e, desta forma, são permanentes e, as plantas cultivas por estação / sazonalidade, que são as temporárias e que geram dinâmica no jardim. É um jardim que não enjoa, o proprietário interage em igual proporção, ele estará interferindo sempre e através das plantas temporárias. Devio a sua maior diversidade, atrai um número maior de aves e insetos, que contribuem com a polinização e dispersão de frutos e sementes.

As fotos são de um jardim no município de Cambé, norte do Paraná, paisagista, Joema Carvalho, sócio-diretora da Elo Soluções Sustentáveis.






domingo, 4 de dezembro de 2016

Jardim do Espaço Integração do Ser

O paisagismo do Espaço Integração do Ser iniciou em 2007, após a aquisição da residência e, passou por um alinhamento em 2014 e em 2016.

Este novo movimento do jardim foi realizado com base no Feng Shui desenvolvido pela Realliza - Cosultoria em Organização de Espaços e Feng Shui. Utiliza plantas ornamentais nativas do Brasil e exóticas e ervas medicinais.

Fotos do canteiro da entrada da área de atendimento do Espaço Itegração do Ser, Curitiba, PR.












RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural


De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), Lei 9.985/2000, umas das categorias de manejo de Unidade de Conservação é a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que possibilita a criação de uma área protegida administrada por particulares, visando a conservação da diversidade biológica, a proteção de recursos hídricos, o manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, atividades de ecoturismo, educação, manutenção do equilíbrio climáticos e ecológico, bem como a preservação de belezas cênicas e ambientes históricos.

A RPPN pode ser nacional, estadual e, em Curitiba - PR, municipal.

A planície litorârena tem potencial para conservação, mas encontra-se muito alterada devido a pastagens e exploração de recursos naturais. Verificam-se diversos proprietários optando por recuperar e transformar em Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPNM.